segunda-feira, 21 de junho de 2010

O QUE É A EXPO WORLD?

Estou de volta a Beijing, com muitas coisas pra falar sobre Shanghai, especialmente sobre a Expo World!
Mas, antes, quero agradecer a todo mundo que entra freneticamente no blog, estou AMANDO os comentários! Dou muitas risadas com todos hahahaa...


Afinal, o que é a Expo World, né?
Vou tentar explicar, mas é díficil...rs. Por isso, vou dividir esse assunto em mais posts, ok?
Eu nunca tinha ouvido falar nela até chegar na China e perceber que o evento é tão importante quanto uma Copa do Mundo ou quanto as Olimpíadas de 2008. A EXPO WORLD foi criada no século XIX pela rainha Victoria da Inglaterra; aliás, o primeiro evento aconteceu em Londres e depois passou esporadicamente por várias cidades do mundo. A última edição foi no Japão, em 2005, e agora quem sedia a famosa EXPO WORLD é Shanghai. A divulgação é pesadíssima, em todos metrôs, parques, ônibus, trens, TVs, universidades e restaurantes do país inteeeeiro! E, por todas essas razões e pela minha curiosidade nata, claro, eu tive que ir!
O evento é gigantesco!!! E é, basicamente, uma apresentação de culturas de vários países do mundo (senão, todos) mostrando o que eles tem de melhor envolvendo todos os públicos: estudantes, crianças, famílias, empresários, empreendedores, governos, imprensas, etc... É uma excelente oportunidade para divulgar o turismo de cada país e atrair milhões de visitantes, além de criar uma visão mais ampla para os investidores. Sem falar, na importância da própria China sediar esse evento e mostrar, mais uma vez, a capacidade de estrutura do país!
Além dos países, também existe uma zona de negócios, pavilhões expondo o tema da edição: Better City, Better Life e muito mais que a minha mente cansada nao consegue lembrar agora rs
Uma simples definição? Uma Disney para todas as idades! Muitas filas, muitos lugares pra comer, muita diversão e muitas fotos! haha




Cada país tem um pavilhão construído especialmente para a Expo, por isso os visitantes vêm do mundo inteiro e não são apenas chineses que se encontram lá.

Pra entender melhor a dimensão, resolvi citar alguns fatos:
-foram construídas 3 novas estações de metrôem Shanghai para atuar somente dentro da Expo World
-Há 13 entradas diferentes no evento todo
-Leva-se até 8 horas na fila para entrar em alguns pavilhões
-A Arábia Saudita investiu cerca de 4 BILHÕES DE DÓLARES em seu pavilhão
-A China investiu mais de 40 bilhões de dólares na Expo World
-A Expo começou em Maio e vai até Outubro. Os portões são abertos às 9:00, mas desde às 6 da manhã já tem filas enooormes para entrar.
-O evento é dividido em zonas. Para ter acesso à zona de business, é necessário pegar um ferry (um barco que atravessa o rio do evento).








Para conseguir ver tudo o que tem lá e entrar em todos os pavilhões, talvez sejam necessários dois meses, sem brincadeira. Em dois dias (no primeiro dia, fiquei lá das 7 da manhã às 11 da noite!), eu não consegui entrar em grandes países europeus (fila em média de 4 horas sob um sol de 35 graus). Para ter acesso ao pavilhão da China e Taiwan, você deve ganhar um ingresso extra que é distribuído para as primeiras 20 mil  e 4 mil pessoas, respectivamente, que chegam no evento (eu cheguei às 7 da manhã e não consegui o meu).


Mais detalhes sobre a estrutura do evento, o pavilhão do Brasil e um pouco de Shanghai nesta semana aqui!
beijos

2 comentários:

  1. Uau! Que coisa gigante! Parece um mega Epcot Center! hahahah

    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Na China é tudo muito mega! Imagina um evento mundial !!! 8 horas em fila de espera !!! Valeu sua persistência Karen.
    Bj

    ResponderExcluir