segunda-feira, 5 de julho de 2010

HER NAME IS RAVALE

Despedidas são tão ruins...e minha amiga Ravale (pronuncia-se "Ravél), a paquistanesa, já citada aqui, acabou de ir embora...
Eu disse que precisava fazer um post só sobre ela. Aqui está.
 Ela chegou em Beijing 2 dias depois de mim, quando eu já esperava por ela porque queria muito alguém que morasse no mesmo prédio que eu. Assim que nos encontramos, descobrimos que falávamos a mesma língua: o shoppinês hahaha... Aí explicam-se as 10 idas ao shopping em 30 dias e os tours constantes pela H&M, Zara e pelo Silk Market.
Mas não é só isso. A Ravale é uma das pessoas mais inteligentes (sabe tudo sobre geopolítica, comportamento, história e idiomas) e sensatas que conheci até hoje. É muçulmana, mora em Lahore, estuda psicologia, só conseguiu vir pra cá por causa de alguns contatos no consulado (conseguir um visto do Paquistão pra China e pra outros países é uma missão quase impossível. Desde o episódio de 11 de setembro, as coisas se complicaram por lá em termos de visto), me deu conselhos pra minha vida inteira (daqueles que você tem que emoldurar e seguir como filosofia de vida), ama tirar fotos na vertical...
E descobrimos que somos...TWIN FRIENDS, sim, amigas gêmeas. É surreal como temos os MESMOS gostos pra tudo, do tipo que você se emociona de pensar hahaha (roupas, estampas, comidas, jeito de encarar a vida...)
Outra singularidade: suas irmãs sem chamam Rimmel e Sherazade (esses nomes não são comuns lá também haha).
 Ahhh...ela não usa burca, mas não pode usar vestidos acima do joelho e nem decotes e ela me contou que, apesar de namorar há um ano e meio, ela só beijou o namorado depois de três meses de namoro. Engraçado, né?!rs...Ela me contou como são os namoros e namorados lá e eu desacreditei... As mulheres são tratadas como princesas e rainhas, mesmo!
O inglês dela é perfeito com um vocabulário digno de dicionário Aurélio, com sotaque hurdu.
Em tempo: o Paquistão é o 5o. país mais populoso do mundo, com 160 milhões de habitantes e com 2 idiomas oficiais: hurdu (falado na Índia) e inglês.

Além de tudo, depois que conheci ela, fiquei admirada com tudo o que ela me disse sobre o país e a cidade dela...Ela é super patriota e claro que fez a maior propaganda. E eu, toda animada, já programei minhas próximas férias pra lá! Esqueça as armas e os homens-bomba! O lugar é cheio de bons e baratos restaurantes, praias e montanhas pra esquiar, sem falar que, segundo ela, é perfeito pra pechinchar e ser bem tratado; o cliente nunca sai triste de qualquer lugar.
Ela acabou de ir embora, choramos como loucas nos despedindo haha, mas temos uma promessa: vamos nos reencontrar algum dia (na Turquia, Paquistão, em NY - onde ela vai estudar por 2 anos- ou  no Brasil).

5 comentários:

  1. Aaaa Karen, que linda a postagem!!! E que triste que ela foi embora =/
    Tenho certeza que com a amizade que voces contruiram voces vao se encontrar de novo =]

    ResponderExcluir
  2. OI Yana,

    triste msm...Vamos ver uma MT no Paquistao hahah
    to brincando.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. O Universo conspira sempre ao nosso favor!
    Pessoas maravilhosas aparecem e marcam as nossas vidas...
    Com certeza, vc e Ravale se encontraram um dia!
    Um bj e um queijo com goiabada
    Paulette Biju

    ResponderExcluir
  4. Paulinha!
    que delícia te ver aqui!
    Hahaha...queijo com goibada...não tem NADA disso aqui!
    Tenho certeza que nosso encontro não foi por acaso!
    Manda um beijo pra sua mami!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. A déia vai ficar com ciúme!! hahahaha

    Brincadeira.. =P

    É.. é chato não poder juntar todo mundo que a gente gosta num lugar só né? =/
    Mas vcs ainda se reencontram =)

    ResponderExcluir