segunda-feira, 5 de julho de 2010

OS PRIMEIROS 30 DIAS

Hoje completei 30 dias aqui na China, já com aquela sensação de "já tá acabando" e de que "passou muito rápido".
É engraçado porque eu queria escrever esse post há algum tempo - contando sobre o primeiro mês - e daí que me encontro na dúvida: deveria eu falar sobre mim ou sobre a China?! Vou mixar tudo (eu+ China+ fotos+ texto), pra variar...e é óbvio que vai ficar aquela bagunça, tipo banana com curry...


A primeira semana é sempre aquela "freak", principalmente porque ninguém te entende e você nunca entende placas, embalagens, cartas e afins. E quando você vê... pronto! Já embarquei numa ego trip sem volta, onde já me sinto com a capacidade de ser uma guia turística pros meus amigos rs.
Confesso que não estou familiarizada com o tamanho e direções da cidade. Mas posso afirmar que já me viro bem com locais conhecidos, linhas de metrô, shopping centers e até arrisco algumas frases em mandarim, aquelas velhas palavras de sobrevivência:
-Coloca crédito no meu celular, por favor
-Por favor, quero um prato não apimentado e que não tenha carne de porco.
-Quero carregar meu IC card (o cartão pra usar o metrô e os ônibus)
-Não quero (essa é de extrema importância, já que aqui todo mundo vende tudo e você nunca quer comprar nada do que eles oferecem. Ex: o livrinho com os discursos do Mao Tse Tung haha ou pipas em forma de dragão haha). Não quer também?! Simplesmente diga BUIAO
A pimenta é minha maior inimiga aqui...os pratos são tão fortes que não importa se é arroz ou McChiken...o gosto (ou a falta de sabor) é o mesmo.

E sem tem uma coisa que me deixa super feliz aqui são os preços. O índice McDonalds pode confirmar isso.
'Basicamente é isso:
1 LIBRA= 10 YUANS ou RMB
1 DÓLAR = 7 YUANS ou RMB
1 REAL= 4 YUANS ou RMB
Um combo (sanduíche, batata e bebida) tipo número 1 do McDonalds custa mais ou menos 20RMB, ou seja, CINCO REAIS!
O ticket de metrô custa 2 RMB ou R$ 0,50 e por aí vai...
Um shot de tequila (aquele de ontem à noite) custou 10 RMB dentro do bar...R$ 2,50
Pra quem mora e trabalha aqui, os custos não parecem tão baixos, mas para quem vem de fora, aqui é o paraíso! 

PLUS:
As pessoas que conheci aqui durante esse primeiro mês são incríveis...cada uma com uma história diferente, com novas perspectivas e planos inacreditáveis e WOW! Depois falo mais sobre isso... e sobre a minha vontade imensa de passar minhas próximas férias no Oriente Médio!
Aliás, acho que minhas raízes são orientais mesmo... Hoje me pararam no shopping pra me perguntar se eu era da Rússia...hahaha

Bom, o objetivo agora é aproveitar ao máximo meus próximos dias aqui!
Depois conto mais!

2 comentários:

  1. Oi Karen estou com saudades!!!
    Vê se volta logo!
    Estou adorando o blog...
    Fotos lindas! Super Fina !!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Kelly!
    o tempo tá voando!
    já já tô aí!!! =(
    beijos

    ResponderExcluir