segunda-feira, 7 de junho de 2010

LOST IN TRANSLATION (LITERALMENTE)

Eu realmente não tinha pensado na barreira mais óbvia de todas. Na verdade, não pensei que seria realmente um grande obstáculo, mas é! Ouvir mandarim e ler aqueles rabisquinhos chineses por todos os lados é desesperador! A maioria das pessoas não fala chinês nas ruas...Talvez você tenha a sorte de encontrar um jovem que te ajude falando inglês, mas não é tão fácil assim.
Tudo o que sei falar (no meu fonema), até o momento, é:
"Oi" = Ni Hao
"Obrigada" = Sie sie
"Por favor" = Tsin
"Água gelada" = bin shuêi
E isso, claro, não é suficiente!
Já enfrentei grandes perrengues. Posso listar? Ok!
Essa placa é bastante amiga porque tem caracteres ocidentais, mas 80% das placas, cardápios e informações não tem!
1-No sábado à noite, saí com meus novos amigos para um restaurante e depois para um bar. Só fui, porque dividiria um táxi com uma americana que está aqui há algumas semanas e arrisca um pouco de mandarim. O destino seria a RUC (Renmin University of China), ao lado da minha casa e onde a gringa iria descer comigo para pegar outro táxi.
o problema: o campus da universidade é quase uma Cidade Universitária de SP: existem 20 mil cursos (conheci uma garota que estuda Segurança Nacional lá)e os dormitórios também estão lá. Não me assustaria se soubesse que alguns 300 mil estudantes estudam lá.
O táxi nos deixou em um lugar que eu desconhecia (e ela também). Ela perguntou, em chinês para um jovem garoto (que obviamente não falava inglês) se ele conhecia meu endereço (escrito em mandarim em um papel guardado como ouro na minha carteira). Ele não sabia, fez umas ligações (medo) e pediu para que nós os seguissemos. Foi o que fizemos. Depois de uma hora caminhando ao redor da RUC, encontrei meu red building lá, esperando por mim.
Fiquei muito feliz por saber que os chineses são tão atenciosos e que as orações da minha mãe estão realmente funcionando hahaha.

2-Acordei no domingo e estava sem internet no quarto!desesperofeelings! O moço-resolve-tudo do meu andar estava de folga (era domingo) e a moça que limpa e lava os lençois não entendeu um gesto da minha mímica. Era o fim. Estava eu sem internet e o item 3 aconteceu.

3-Neste mesmo sábado, meu primeiro dia de verdade, almocei, lanchei e jantei a famosa SPICY FOOD! Ahhh, eu realmente não sei o que eu comi exatamente; tinham legumes (que eu nunca vi na minha vida), carnes e frutos do mar, mas não sei especificamente o que era cada coisa. Cada restaurante que vou é um drama, não entendo nada e sempre confio na pessoa que está comigo ao escolher o prato.
resultado: acordei no domingo de manhã desesperada, já que meus pés, minhas coxas e meus braços estavam com sintomas de SARAMPOLA (sarampo+catapora)...mil bolinhas vermelhas que nunca haviam dado as pintas na minha cútis! Chorei! Sorte que eu tenho uma buddy ou mommy, a Melinda, que sempre me manda SMSs perguntando se eu acordei bem e se preciso de algo. Em 15 minutos (em uma manhã de domingo), ela me levou ao hospital da universidade e compramos alguns remédios. Estou melhor, as manchas não pioraram!
Meu primeiro almocinho. A única coisa conhecida era o salsão
e meu primeiro jantar! só sabia do espetinho de berinjela

4-Hoje fui ao supermercado mostrar e achar que eu poderia ensinar minha nova amiga do Paquistão a comprar suas coisas. Desastre! Tudo o que eu tenho é esse livrinho/dicionário/guia que minha irmã comprou pra mim e que não tem sido o suficiente pra viver aqui.

Leite, sabonete líquido, pão...Tudo o que tentávamos procurar e perguntar era motivo de risada do supermercado inteiro (este tem 4 andares, by the way)hahaha... Viramos a atração turística para os próprios chineses.
Que Deus abenções o Inglês! Sem ele, estaria tudo perdido!

8 comentários:

  1. Kaaaaa!!!!!
    meeu, q bom q sua viagem deu certo!! tava torcendo mto por vc, vioo?!?!

    aproveita bastantee!! =D

    ResponderExcluir
  2. hahaha..quantas desventuras em série!
    O tal Spicy Food é bom?
    No seu jantar eu reconheci, além das berinjelas, sojinha verde e amendoins, que são gostosos até...
    Kazinha, qquer problema de saúde, ligue ou mande email pro vitchenho!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Prima!
    Não sei se vc é louca ou corajosa, hahahaha, acho que eu não teria coragem.
    Boa sorte e estamos rezando por vc todos os dias!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Pat, pode torcer mesmo, torça mais pra mim do que pro Brasil na copa, ok?

    Po, é isso mesmo! soja hahahaha
    a spicy food que falo são todas as comidas mega apimentadas mesmo.

    Prima, acho que sou louca mesmo, juro! hahaha

    beijos

    ResponderExcluir
  5. karen total crazy!!!uhahuahua
    vou acompanhar seu blog diariamentee!!!
    boa sorte e que tudo dê mto certo por ai!!!
    vamos ajudar na reza da sua mamy!=DDD
    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Emmynha!!!
    thanks! entre sim várias vezes =)
    e cuida do Akirinha, tá? rs
    ele ama muito vocês!

    ResponderExcluir
  7. Eita! As bolinhas sumiram?

    Vai ver era urticária.. Acho que vc deve ter alergia a alguma dessas comidas..

    ResponderExcluir
  8. sumiram! tomei um remedio que disseram ser pra alergia haha
    agora só estou com umas manchas na pele mesmo =/, mas elas estão sumindo! =)

    ResponderExcluir