quarta-feira, 9 de junho de 2010

SOBRE MEU TRABALHO AQUI


Para aqueles que não sabem, eu vim para cá pra fazer parte do projeto Children We Care da AIESEC, onde eu trabalharia, como voluntária, dando algumas aulas e atividades diferentes para entreter as crianças de escolas mais pobres de Beijing. Essas crianças pertencem a famílias que viviam no campo e que vieram para a cidade atrás de trabalhos em fábricas e etc. Portanto, elas estudam em escolas exclusivas para crianças que se encontram na mesma situação e, talvez, se sintam excluídas da sociedade e foram impactadas pela grande mudança.
O choque (mais um) foi que ontem foi meu primeiro e último dia na escola Xinhuan. Como assim primeiro e último, né? O plano era lecionar às terças, quartas e quintas-feiras. Mas quando cheguei na escola, a professora avisou que não poderíamos mais fazê-lo porque as provas começam dentro de 2 semanas e nossas aulas seriam usadas para revisão dos testes finais! Wow! Fiquei super triste e chateada, sem muitas perspectivas do que faria aqui... Só consegui dar uma aula de 40 minutos para a 5a. série e foi INESQUECÍVEL! Apresentei a cultura brasileira pra eles e recebi milhões de perguntas sobre tudo hahaha.
Eles tinham mais ou menos 11 anos de idade e falavam o básico do básico do Inglês. Por isso, nesse projeto, sempre há estudantes voluntários chineses que fazem parte do mesmo time que os estrangeiros e nos acompanham na sala de aula traduzindo o que falamos. =)

Uma das coisas que notei nesse pequeno tempo foi que antes de começar a aula, começa a tocar uma música bem engraçadinha (e eu não fazia ideia de onde vinha) para que as crianças comecem a fazer os "exercícios" faciais. A chinesa que estava no meu time e traduzia o que eu falava me disse que isso é normal e acontece em todas as escolas. Os exercícios servem para preparar os olhos (enxergar melhor, não dar dor de cabeça) para as aulas:
Eu me apaixonei por esses mini orientais. Eles foram super fofos (apesar de meeeega bagunceiros e barulhentos) e ...ME PEDIRAM AUTÓGRAFO (a sala INTEIRA pediu)! hahaha... Me senti em um momento super celebridade, né? Também pediram meu e-mail e uma chinesinha que tentava falar inglês comigo disse : "Karen, I love you". Preciso dizer mais?

Agora, devo lecionar em outra escola somente pelo resto desta e pela semana que vem! Conto detalhes depois!

10 comentários:

  1. HAHAHAHHAHAHAHHAA
    RI ALTO . desde qdo vc é famosa pan ???

    ResponderExcluir
  2. Karen,
    Arrazou! hahaha
    Amei as crianças!! Traz uma pra mim? De preferência que saiba fazer os exercícios faciais.

    ResponderExcluir
  3. Hahahahah, to amando seu blog! hilário!
    Estou indo para a China domingo agora!
    assim que meu blog estiver pronto, te mando o link!
    By the Way, sabe como fazer ligação a cobrar dai, para ai mesmo e para o brasil?? Descobre e posta no seu blog!?!?!
    Para nós, aventureiros!!!
    Beijoooos Ká!

    ResponderExcluir
  4. MATHEUS!
    Vou descobrir! Mas trouxe meu celular brasileiro e troquei meu chip por um pré-pago aqui... as ligações são super baratas, então acho que vale a pena. Pra falar com o Brasil tenho usado constantemente o Skype, que é o melhor negócio ever, né?Rs

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Estou morrendo de rir das história e apaixonada pelo blog! Me deu até vontade de ir apertar essas crianças fofas, muito legal mesmo! Adorei sua idéia e estou me divertindo muito com seus momentos de desapego! Confesso que medeu uma vontade de tomar banho nesse chuveiro quentinho hahahahaha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. AH TÔ APAIXONADO!!! TRAZ UM JAPORONGUINHO DESSES PRA MIM!!!

    ResponderExcluir
  7. Gi,
    Aguarde o capítulo dos bebês! É de morrer!

    Toy,
    vou levar um japaorongo falsificado da china pra vc!

    ResponderExcluir
  8. Hahahaha!! Que legal!!

    Karen, a medicina tradicional chinesa é parte da cultura local. Esses pontos que eles massageiam são pontos de acupuntura da face que "ativam o Qi para os olhos". Meu professor já tinha me falado disso, mas é bem mais legal quando alguém presencia de verdade.. hahahaha

    ResponderExcluir
  9. Lindinhoooos!!!!!
    amei, Káa!!!
    deve estar sendo uma experiencia incrivel, née..?

    quando vc voltar quero saber de tudoo

    ResponderExcluir
  10. Kaaaaaaaaaaa!!!

    To adorando!!!!!!!!!!

    Amei esse post!!!! Fiquei super feliz de ver que, apesar dos pesares, está tudo ótimo!!!

    Boa sorte!!!!!!
    bjão!

    ResponderExcluir